O sensor óptico reflexível é composto por um fototransistor infravermelho e um led emissor infravermelho, condicionados em um encapsulamento plástico projetado para mantê-los separados.
Através do sensor, é possível detectar se a base de uma superfície é de cor clara ou escura, aproveitando do fato de que superfícies escuras refletem pouca luz e claras refletem muita luz.
A luz infravermelha emitida pelo fotodiodo atinge um objeto ou uma superfície e retorna ao fototransistor para polarizá-lo. Em caso de superfícies escuras, onde a intensidade refletida não é suficientemente forte, o fototransistor não conduz (desligado) e, dessa forma, a saída do sinal do sensor consta como "baixo". Em caso de superfícies claras, onde a intensidade refletida é suficientemente forte, o fototransistor conduz, e, dessa forma, a saída do módulo consta como "alto".
O componente pode ser utilizado em projetos como: robôs seguidores de linhas, encoders e em muitas outras aplicações.
O fotodiodo é alimentado através de um resistor limitador de corrente de valor 220R e o transistor é alimentado através de um resistor de 10K, veja a figura ao lado.
int pinoLed = 4; //pino digital utilizado pelo led int pinoSensor = 9; //pino digital utilizado pelo sensor void setup(){ pinMode(pinoSensor, INPUT); //define o pino como entrada pinMode(pinoLed, OUTPUT); //define o pino como saída digitalWrite(pinoLed, LOW); //led inicia desligado } void loop(){ if (digitalRead(pinoSensor) == LOW){ //se em contato com uma superfície clara, acende o led digitalWrite(pinoLed, HIGH); } else{ //se não, led apagado digitalWrite(pinoLed, LOW); } }