• COMPONENTE
    PROTOBOARD

O que é?

A Protoboard ou Breadboard é uma placa com furos (ou orifícios), utilizada para construção de circuitos temporários. A mesma possibilita que o usuário insira e remova fios e componentes de forma rápida e prática sem a necessidade de solda, tornando possível a alteração do esquema do projeto a qualquer momento.
Dessa forma, é possível que se obtenha a prova do funcionamento de um projeto antes de sua montagem final em uma placa de circuito impresso. A protoboard possui orifícios de tamanho padrão, compatíveis com os espaçamentos entre os terminais da maioria dos componentes, facilitando a conexão entre os mesmos.
Existem protoboards de diversos tamanhos e formatos, as mais utilizadas pelos usuários de Arduino são as que contém: 170, 400 e 830 pontos.

Protoboard arduino

Formada por trilhas horizontais, responsáveis pelo contato dos componentes eletrônicos, e por trilhas verticais, constituídas de duas colunas nas laterais, responsáveis pela distribuição de tensão ao circuito.
A conexão entre os pontos em qualquer parte do circuito pode ser realizada através do uso de jumpers (pequenos pedaços de fios com terminais metálicos nas extremidades).

A maioria dos modelos possuem chanfros em suas laterais, possibilitando a união entre protoboards e a utilização de um número maior de componentes.
No desenho ao a seguir é possível observar a estrutura interna da protoboard e como é realizada a união dos pontos.

Pinos metálicos internos sustentam os terminais.

Protoboard arduino
Protoboard arduino

Espaçamento central

Ao centro da protoboard há um divisor vertical em baixo relevo, separando a placa ao meio e permitindo o encaixe perfeito de circuitos integrados, isolando todos seus terminais entre si.

Protoboard arduino

Módulos auxiliares

Existem fontes de tensão que se encaixam perfeitamente as protoboards, fornecendo 3.3v e 5v, tornando a protoboard independente da tensão do Arduino.

Protoboard arduino

Protoboards profissionais

Há outras protoboards mais robustas de tamanhos maiores, com base de apoio e terminais Bornes facilitando a conexão da entrada de tensão.

Protoboard arduino

Protoboards limitadas

As mini protoboards de 170 pontos são comercializadas em diversas cores, não possuem trilhas laterais para alimentação da tensão. São de capacidade bastante limitada, geralmente apresentam uma grande deficiência nos contatos, por essa razão não são muito utilizadas para fins didáticos.

Protoboard arduino

Os jumpers

Os jumpers utilizados nas protoboards são os que contém fios com terminais metálicos, facilitando muito o processo de união temporária dos teminais dos componentes.