Obter o valor de resistência de um resistor de forma simples e rápida, através do alinhamento de seus discos de acordo com a ordem de cores do resistor em questão.
Ou seja, um mecanismo simples que não necessita da verificação de tabelas ou escalas de multiplicação de ohms para obter o resultado.
Escolha a primeira cor na roda de resistores de acordo com a primeira cor apresentada no resistor. Para as demais cores consecutivas, basta girar os discos centrais na ordem ou sequência adequada. Independente da posição da roda, o importante é seguir a linha das cores selecionadas.
Serão consideradas somente as 3 primeiras faixas de cores, o que nos possibilitará saber apenas a resistência em ohms. Para descobrir a tolerância, consulte a tabela de cores mais comuns no verso do card do Disco, que representa a última faixa do resistor.
Vejamos abaixo alguns exemplos:
Caso a última cor na roda não apresente nenhum valor, apenas considere os dois primeiros dígitos, e neste caso o resultado é uma resistência de apenas 68 ohms.
Portanto, caso o resultado seja um valor númerico considere-o valor final em ohms, neste caso acima o resultado foi de 100 ohms.
Idem ao anterior, o valor final neste caso resulta em 470 ohms.
Neste caso o resultado foi de 20 kiloohms (20 kΩ), então você possui diretamente 20,000 ohms, pois "kilo" significa mil e 1 kiloohm é igual a 1000 ohms. Portanto, 20 kΩ é igual a 20,000 ohms.
Para converter 5100 ohms (Ω) em kiloohms (kΩ), você divide por 1000, já que 1 kiloohm é igual a 1000 ohms.
Portanto, 5100 Ω é igual a 5,1 kΩ.
Para converter 1300 kiloohms (kΩ) em megaohms (MΩ), você divide por 1000, já que 1 megaohm é igual a 1000 kiloohms.
Portanto, 1300 kΩ é igual a 1,3 MΩ.
Este resultado foi de 10M ohms. Para ser ter uma idéia Um megaohm é igual a um milhão de ohms. Em termos numéricos, 1 MΩ é igual a 1.000.000 de ohms, ou seja, 10^6 ohms. É uma unidade comumente usada para representar resistências muito altas em circuitos elétricos, como aquelas encontradas em dispositivos de medição, equipamentos de alta impedância e em muitas aplicações de eletrônica e engenharia elétrica.
A tolerância de um resistor é representada pela última faixa de cor impresso no mesmo.
Ela indica a variação permitida em seu valor real em relação ao valor nominal, expressa em porcentagem, ou seja se um resistor tiver uma tolerância de 5%, significa que o valor real da resistência desse resistor pode variar até 5% acima ou abaixo do valor nominal especificado pelo fabricante. Veja ao lado as cores e os valores de tolerância mais comuns nos resitores.
A Roda de Cálculo para Resistores é parte integrante de qualquer kit Arduino que fornecemos, juntamente com cards ilustrados, adesivos, posters e outras tabelas técnicas.
O Instituto Digital sempre ofereceu aos seus clientes diversos tipos de brindes com o intuito de facilitar ou ajudar de alguma forma no aprendizado.