• COMPONENTE
    RESISTOR

O que é?

O resistor é um componente eletrônico capaz de limitar a corrente elétrica em um determinado fluxo de energia. Pelo fato de possuir uma resistência maior do que a dos cabos e das trilhas de um circuito elétrico, o resistor força a redução da corrente elétrica que passa por ele, provocando assim, uma queda de tensão.

Resistor arduino
Resistor arduino

Para descobrir o valor de um resistor basta observar as cores e a sequência da faixa impressa em sua parte isolante. A primeira e a segunda faixa simbolizam um número de 0 a 9, a terceira faixa representa um multiplicador decimal e a quarta faixa corresponde a tolerância para mais ou para menos do valor total. Observe o exemplo na ilustração ao lado e a tabela de valores acima.

Para compreender a importância da utilização de um resistor e descobrir qual valor ideal a ser utilizado, observe o exemplo ao lado:

Será ligado um led vermelho que suporta uma tensão máxima de 2V, e uma corrente máxima de 20mA ou 0,02A a uma fonte de 5V. Tendo em vista que a tensão da fonte é muito superior à tensão do led, o mesmo pode se queimar rapidamente. Para evitar este problema, será adicionado um resistor ao circuito.

Para descobrir o valor da tensão a ser consumida pelo resistor, é feita a subtração da tensão da fonte pela tensão máxima suportada pelo led, veja:

V = 5V - 2V resultando em 3V.

Resistor arduino
Resistor arduino

A lei de ohm

Para saber o valor exato ou aproximado que o resistor deve ter, é utilizada a fórmula da 1ª lei de ohm, veja a tabela ao lado<>Neste caso, o valor ideal do resistor a ser utilizado é de 150 ohms, mas pode ser substituído por um de valor maior aproximado, como por exemplo, 220 ohms. Dessa forma, o led não será danificado, apenas apresentará uma pequena redução na intensidade do brilho.

Modelos

Existem dois tipos de resistores, os fixos e os variáveis. Cada tipo possui uma variedade de tamanhos, formatos e resistências.

Resistor arduino